Cisto pilonidal
O que é?
O cisto pilonidal é um doença que pode gerar inflamação da região do "cofrinho" (próxima ao cóccix). Acaba sendo mais comum em homens, justamente por ter uma relação direta com a presença de pelos, mas também acontece em meninas. A maior parte do pacientes se encontra no final da adolescência ou no início da vida adulta, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Não se sabe exatamente como ocorre o desenvolvimento, mas tudo leva a crer que os pelos presentes no cofrinho se misturam ao suor e secreção sebácea, e acabam penetram para dentro da pele, formando cistos, que podem, inclusive, formar pequenos "caminhos" subcutâneos (sinus).
Assim, esta não é uma doença congênita (ou seja, você não nasceu com ela).
O que eu sinto?
Os sintomas podem ser muito variáveis, desde quase nada ou leve desconforto na hora de sentar ou na academia, por exemplo, até sintomas bem exuberantes com saída crônica de secreção, muita dor e vermelhidão local ou ainda presença de abscesso (coleção de pus).
Feito o diagnóstico do cisto pilonidal sintomático, há necessidade de cirurgia! Hoje em dia, nosso tratamento de escolha é com a utilização do laser de diodo.
Por que escolhemos tratar sempre com laser?
A cirurgia tradicional costuma envolver grandes feridas na região, que podem ter tempo de cicatrização prolongado.
Com a utilização de fibras de laser de diodo conseguimos tratar o cisto por baixo da pele, sem necessidade de cortes! Os cuidados pós operatórios são facilitados, já que praticamente não demandam curativos.
Você sabia?
Quando o cisto pilonidal é pequeno e você, paciente, se sente confortável realizando o procedimento com anestesia local, podemos executar todo tratamento dentro da nossa clínica. Uma alternativa que oferece conforto e agilidade para aquele paciente que não tem tempo de “parar a vida” para fazer um tratamento hospitalar.
Em nossa clínica dispomos de uma sala de procedimentos que foi pensada para estas situações. Confortável, aconchegante e segura, ela foi detalhadamente pensada para te atender da melhor maneira possível.
Após a consulta proctologia com avaliação adequada do seu caso, determinaremos juntos o melhor caminho para o seu tratamento!